Google Fotos: uma crítica

 Há um tempo atrás, deixei uma classificação de uma estrela à aplicação do Google Fotos. Hoje, tive que  alterar o texto da crítica que acompanhava a classificação, mas mantive a classificação de uma estrela. Porquê esta classificação tão baixa? Leiam o que vem a seguir!

Há já algum tempo que eu utilizo esta aplicação para fazer o backup de fotos e vídeos, uma vez que não me interessava perdê-las. As pessoas e os animais de estimação morrem, o tempo passa e deixamos de falar com algumas pessoas, então ficam essas fotografias e os vídeos como uma memória dessas mesmas pessoas e de tempos mais felizes. Contudo, a aplicação do Google Fotos fez com que perdesse algumas fotografias e muitos vídeos. 

Tudo começou há um ano atrás, quando descobri uns ficheiros que achava perdidos numa pen USB e decidi importá-los para o Google Fotos. Depois de feita a importação, venho a descobrir que umas fotos cujos ficheiros estavam bons, apareceram corrompidos no Google Fotos. Entre esses ficheiros, estava uma foto da minha tia, que morreu em 2019, da qual muito gostava. Durante estes dias, decidi exportar TODOS  os meus vídeos guardados na Drive e no Fotos, eliminar vídeos que tivessem várias cópias dos mesmos, para, uma vez mais, importar para o Fotos e mantê-los em segurança. Eliminei vídeos repetidos, com bastante trabalho, ri-me e chorei bastante a rever aquelas memórias e, uma vez que terminei esse trabalho a que me tinha proposto, decido fazer a importação dos ficheiros de novo para o Fotos. Selecciono os ficheiros, começo o upload e, uma vez guardados, elimino do computador e limpo a reciclagem. Vou dar uma vista de olhos ao Fotos e, qual não é o meu espanto, quando a maioria dos vídeos desapareceu, não tendo sido carregado, não sendo possível recuperar os mesmos do disco rígido do computador, porque haviam sido substituídos e os ficheiros corrompidos. Enquanto que os ficheiros mais antigos, anteriores a 2014, se encontram no disco rígido de um portátil que não funciona há anos, os quais tenho a confiança de poder vir a recuperar, estes mais recentes, muitos cópias de segurança no Fotos, foram perdidos. Para sempre.

Pelo primeiro motivo, dei uma classificação ao Google Fotos de uma estrela, com um texto bastante duro, o que levou a Google a responder-me com um link para o fórum que mantém (estúpido e, maioritariamente, inútil). Pelo segundo motivo, com uma tristeza e uma dor enormes no coração, alterei a crítica, mantendo a classificação, levando-me, também, a escrever este texto nos serviços do Google. E se, antes, divagava entre ir para outra plataforma de blogue, neste momento, sei que nada mais me prende aqui, senão a criação de um único blogue orientado à pornografia homossexual, como um alternativa ao Tumblr.

Por isso, se pensam em guardar as vossas memórias no Google Fotos, pensem duas vezes. E se, ainda assim ponderarem em guardar as vossas memórias nessa plataforma, considerem usar uma segunda plataforma só para estarem seguros e não acabarem como eu, com ficheiros danificados, sem que os mesmos o estivessem e memórias perdidas, quando o proprio Google escreve sobre manter as vossas memórias seguras!

Comments

Popular posts from this blog

Easter time: cleaning and rebirth time

The Blessing and the Curse of Technology

Nightwish welcomes Floor Jansen as a permanent vocalist